Ribeirão Preto recebeu no dia 15 de março de 2013 a segunda edição do Fórum Prefeituras Digitais, evento que discutiu os assuntos mais pontuais e relevantes para a gestão dos municípios no que diz respeito à tecnologia. O Fórum contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre diretores de TI, gerentes de infra-estrutura e chefes de gabinetes de vários municípios entre eles, Bauru, Piracicaba, Louveira, Sertãozinho, Jaboticabal, Poços de Caldas, Uberaba, entre outros.

A primeira palestra foi apresentada pelo Gerente de TI da Coderp, Renato César Ramos, que apresentou a estrutura de Centros de Monitoramento que atualmente está sendo utilizada na cidade de ribeirão Preto. Um link online mostrou como funciona o centro de operações e como isso já beneficia o município.

Na sequência, Fernando Koch, pesquisador cientista do Grupo de Sistemas Humanos Inteligentes da IBM Research no Brasil, apresentou as inovações tecnológicas móveis que vem disponibilizando informações ao gestor com rapidez e simplicidade, auxiliando a administração das cidades e facilitando a vida do munícipe.

O Fórum teve ainda uma palestra sobre a Lei 12.527/2011 de acesso à informação com o advogado do Opice Blum Advogados Associados Dr. Renato Leite Monteiro, que explicou como funciona a lei no Brasil, suas obrigatoriedades, restrições, formas de acesso etc.

A última palestra abordou o tema Governança de TI e Gestão de Riscos - Uma visão prática, ministrada pelo diretor da Podium Tecnologia, Rogério Coutinho que mostrou a importância de alinhar os objetivos da TI com a alta administração e agir pro-ativamente para alcançar o equilíbrio entre investimento, priorização de recursos e segurança.

O encerramento do evento aconteceu com uma mesa redonda que contou com a participação de representantes das empresas Dominium Informática, Positivo Informática, Accesstage, Exceda e IBM, que falaram sobre os projetos de maior impacto e a experiência com a terceirização dos serviços de TI.

O evento foi muito bem avaliado pelos participantes: “A organização está de parabéns. O Fórum teve ótimas palestras e excelentes debates. Todas essas informações vão contribuir muito para o nosso departamento de TI” avaliou o participante Fabiano Matias de Melo da Prefeitura de Sacramento, Minas Gerais.