Nos dias 14 e 21 de junho aconteceu em Ribeirão Preto e em Campinas respectivamente, a  segunda edição do Fórum Governança, Riscos e Compliance. Voltado principalmente para empresários, diretores e gerentes de tecnologia, telecomunicações, analistas de segurança e comunidade técnica especializada, o evento discutiu conceitos, desafios, demandas atuais e tendências relacionadas ao tema.

A primeira palestra, ministrada por Rogério Coutinho diretor da Podium Tecnologia, apresentou conceitos sobre governança corporativa e de TI, sua estrutura, cenários corporativos, importância do alinhamento dos objetivos da TI ao negócio entre outros assuntos.

O Fórum abordou também como os problemas de performance de internet pode gerar riscos para o negócio em uma palestra ministrada pela empresa Exceda, que abordou os desafios da internet de hoje, as principais preocupações das empresas e quais as oportunidades para estas demandas.

A terceira palestra ministrada pelo especialista em direito digital Dr. Leandro Bissoli da PPP Advogados, apresentou o tema: aspectos jurídicos na contratação de serviços de TI e falou sobre a importância de um contrato bem feito, para mitigar riscos e preservar a relação entre as partes, os pontos mais importante para se escrever um bom contrato que harmonize expectativas, obrigações previstas e resultados, cenário de riscos para contratos de TI entre outras questões.

Para demonstrar como o GRC pode ser implementado na prática, o fórum apresentou o case da empresa Zilor Energia e Alimentos, apresentado pelo especialista em segurança da informação José Mário Ferreira de Souza que demonstrou como ficou organizado o Grupo de Trabalho de Segurança da Informação, as fases da implementação da política de segurança da informação, os projetos que ainda estão em andamento e os próximos passos.

Finalizando o evento, uma mesa redonda discutiu  as melhores práticas de GRC, como minimizar riscos e perdas nas organizações.

O Fórum GRC 2013 contou com o apoio das empresas Exceda, BluePex, Symantec, Acorp, Mvar e Podium Tecnologia.